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Vantagens de Participar de Licitações

Quais são as vantagens de participar de licitações públicas? E o que a sua empresa pode ganhar com esse mercado?

Se você está iniciando nesse negócio ou se ainda está na dúvida se vale a pena participar de licitações públicas, leia este artigo e entre de uma vez por todas em um dos maiores nichos de mercado do país!

O Que São Licitações Públicas?

Primeiro, vamos entender o que são licitações.

A licitação é um procedimento previsto em lei. Ela deve ser seguido para que os órgãos públicos possam comprar os produtos e contratar serviços que precisam.

Uma da características fundamentais é a garantia de concorrência igualitária para as empresas que queiram vender.

Saiba mais sobre o que é uma licitação pública neste outro artigo que preparamos para você!

Como Funcionam as Licitações Públicas?

Agora que nós já sabemos o que é uma licitação, precisamos entender como elas funcionam.

As licitações são iniciadas com a publicação do edital.

O edital é o documento escrito pelo órgão adquirente que contém todas as informações sobre a licitação. Entenda tudo sobre edital neste artigo.

Entre todas os requisitos que devem estar presentes no edital, um deles é a indicação da modalidade da licitação.

Isso porque as licitações públicas são divididas em 6 modalidades: concorrência, tomada de preços, carta convite, leilão, concurso e o pregão.

Cada modalidade, tem um procedimento diferente, mas todos são previstos na Lei 8.666/93.

Exceto o pregão, que é a modalidade mais recente e uma das mais utilizadas, que está previsto na Lei 10.520/02. Conheça um pouco mais sobre o pregão neste artigo.

As licitações tem três fases essenciais: proposta, habilitação e conclusão.

A proposta seriam os preços oferecidos pelas empresas e no pregão, inclui também a fase de lances.

A habilitação, seriam os documentos que comprovam a adequação da empresa de acordo com o edital.

E a conclusão, é o encerramento da licitação, quando é declarada a empresa vencedora e assinado o contrato.

Nas modalidades clássicas de licitação a habilitação acontece antes de se verificar os preços.

Já no pregão é invertido. Primeiro vem a fase de propostas e lances, para depois serem verificados os documentos da empresa vencedora.

Quais as Vantagens de Participar de Licitações Públicas:

Chegamos na parte mais importante!

Você pode estar se perguntando quais são as vantagens de participar de licitações públicas para sua empresa.

São inúmeras, mas nós fizemos uma relação de algumas que vão te convencer a entrar nesse mercado:

• Vender por licitação é mais fácil: isso porque o cliente, que é o governo, já te diz exatamente o que ele precisa. As descrições dos produtos e serviços, margem de preço e como o contrato vai ser executado.

• Você não precisa gastar com publicidade: para os órgãos públicos, não é necessário que sua empresa seja conhecida. Então não precisa investir dinheiro em sites, panfletos, outdoors ou outros meios de comunicação.

• Não importa onde sua empresa está localizada: para participar de licitações a sua empresa não precisa de uma sala comercial no centro da cidade, ou de uma vitrine, nem mesmo que fique na capital. Você pode participar de licitações do país inteiro, especialmente através do pregão eletrônico, sem sair de casa.

• O foco é na eficiência do seu trabalho, e não na aparência: então você pode investir para melhorar sua produção ou aumentar seus estoques, dispensando outros gastos.

• Você estará contratando com o maior cliente de todos: o próprio governo! Assim, seu faturamento pode crescer muito, porque os órgãos públicos tem demanda contínua e em grande quantidade.

• Além disso, existem benefícios especiais para micro e pequenas empresas.

vantagens de participar de licitações
Inúmeras vantagens ao participar de licitações!

Como Participar de Licitações:

Agora que você já sabe alguns dos benefícios e vantagens de participar de licitações, deve estar se perguntando como entrar nesse mercado.

Para participar de licitações é simples, basta que sua empresa esteja regular.

Se você quer saber quais documentos que normalmente são exigidos nas licitações, você pode conferir no nosso blog este artigo que fizemos especialmente para você e que contém uma lista de tudo que você irá precisar.

Com os documentos preparados, você pode buscar editais de licitação por todo o país e começar a disputar os contratos.

Alguns dos principais portais de licitações são: comprasnet, licitações-e e bec. Veja este artigo que vai te apresentar os maiores portais de compras governamentais.

Você pode fazer essa busca manualmente, todos os dias, nas centenas de portais do governo. Mas isso acaba tomando muito tempo e se tornando inviável.

Uma alternativa e utilizar um software de buscas e deixar que a RCC faça o trabalho para você!

A RCC oferece uma ferramenta que realiza buscas em sites de licitação de todo país de acordo com a atividade da sua empresa.

Assim, você irá receber no seu e-mail todos os dias os editais de licitação que são do seu interesse.

Essa ferramenta permite que você esteja por dentro das melhores oportunidades de negócio com o governo. Além de fornecer conteúdo inteligente, garantindo que você consiga inúmeros contratos!

Teste de forma gratuita através deste link. 

Por Paula Elaine Giovanella Gandolfi
Advogada consultora em licitações

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