Home > Licitações > RCC Possibilita Participação de Pequenas Empresas em Licitações

RCC Possibilita Participação de Pequenas Empresas em Licitações

Existe uma corrida insana rumo ao sucesso, nos dias de hoje.

Sai na frente quem enxerga primeiro as oportunidades. Neste cenário, os bons resultados vêm sempre acompanhados de presença efetiva no mercado. E bons resultados dependem de investimento sério em informação e parcerias.

A tecnologia é um importante suporte para as empresas que pretendem se destacar neste mercado.

Gestores de empresas de todos os portes já se convenceram da importância de se contar com ferramentas que possam otimizar os processos, nos mais diversos âmbitos. Seja industrial, operacional, financeiro ou administrativo.

Continue nesse artigo e descubra como tirar o melhor proveito das licitações para a sua empresa. 

O lucrativo mercado de licitações

 

O mercado de licitações é um dos mais concorridos da atualidade. E é fácil entender porque. Em uma situação de crise de proporções pouco vistas nas últimas décadas, vender para o governo tem trazido grandes vantagens para as empresas.

Além da possibilidade ampla de participação, com abertura para empresas de diversos portes e segmentos, existe ainda a estabilidade proporcionada pelas vendas públicas.

E mesmo que vencer uma licitação pública não seja uma tarefa fácil, não se pode esquecer as vantagens que vêm de um bom contrato com órgãos públicos. Além da consolidação da marca no mercado, ainda tem o fato de que as compras públicas movimentam bilhões por ano, no Brasil.

Nos últimos anos as compras públicas têm movimento uma média de R$ 700 bilhões, o equivalente a 20% do PIB – Produto Interno Bruto.

Sem contar que o governo compra de tudo. Por força da lei 8.666/93, os órgãos públicos são obrigados a comprar tudo por meio de licitação. Desde verduras para merenda escolar, a medicamentos para os hospitais, papel para as repartições, até a realização de grandes obras, maquinários e serviços de alta complexidade.

Isso quer dizer que todas as empresas podem participar em pé de igualdade dos processos licitatórios.

Com essa gama tão ampla de oportunidades, neste mercado tão atrativo, a pergunta é só uma…

Como possibilitar a participação de pequenas empresas em licitações?

 

Entrar no universo atrativo de licitação não é uma tarefa fácil. Mas também não é impossível. Embora concorrido, esse mercado é acessível para os que buscam se munir de estratégias. Requer busca constante de conhecimento e parcerias sólidas para sobreviver aos processos e obter o de melhor que este mundo tem a oferecer.

Mas se levarmos em conta as vantagens desse mercado, é um investimento que vale a pena. Empresas de todos os portes buscam as melhores condições de participar e vencer licitações todos os dias. Pequenas empresas têm se destacado neste contexto, principalmente pela utilização de ferramentas que otimizam seus processos.  

Na atual conjuntura, organizações que não estão devidamente preparados, dificilmente irão se manter entre as vencedoras.

Mas não é tão difícil como parece…

 

Fazer parte do mundo das licitações públicas é um negócio tentador. E ao contrário do que parece, requer apenas conhecimento e as estratégias certas.

De olho no mercado

 

Apresentamos aqui, a primeira de uma série de entrevistas que busca avaliar como o mercado se relaciona com ferramentas que ampliam as condições de participação em licitações, em todo o país.

São os chamados softwares de licitação, utilizados por quase todas as empresas que desejam estar no topo.

Nosso primeiro entrevistado é o engenheiro André Gomes da cidade de Belo Horizonte. O profissional representa a empresa André Gomes Engenharia que atua em estudos, consultoria e projetos elétricos.

O empresário utiliza a solução da RCC Licitações e relata ter conseguido, em muito pouco tempo, ampliar suas condições de participar e ganhar processos licitatórios, com uma vantagem competitiva superior.

Confira, na íntegra, a entrevista!

 

RCC: André, qual é a sua função na empresa? Qual é o seu ramo de atuação?

ANDRÉ GOMES: Sou um profissional autônomo e trabalho como home office. Meu ramo de atuação é de estudos, consultoria e projetos elétricos em geral. Não possuo funcionários, sou eu que faço todo o serviço, desde a parte administrativa da empresa até a parte técnica.

RCC: Como era a realidade da sua empresa antes de conhecer a RCC? Aponte suas maiores dificuldades, se for o caso.

ANDRÉ GOMES: As dificuldades, no sentido de buscar licitações era entrar em vários sites para pesquisar os processos abertos. Na maioria das vezes, em função do tempo necessário a esta atividade, não era possível realizar uma busca eficiente.

RCC: O que fez vocês decidirem por usar a ferramenta para licitações da RCC?

ANDRÉ GOMES: Principalmente, os resultados que alcançamos com a ferramenta, desde o início de sua utilização. A facilidade de encontrar as licitações abertas foi o que primeiramente nos chamou a atenção.

RCC: Após quanto tempo, usando a nossa ferramenta, você ganhou sua primeira licitação?

ANDRÉ GOMES: Não me lembro, exatamente. Mas acredito que foi em menos de 1 ano.

RCC: Até agora, qual foi o resultado total que vocês tiveram usando a nossa ferramenta, números ou percentuais de crescimento.

ANDRÉ GOMES: Atualmente, estou tendo um crescimento anual de 50% das receitas.

RCC: O que você diria se pudesse orientar um gestor que se encontra na mesma situação que vocês se encontravam antes da RCC?

ANDRÉ GOMES: Se for meu concorrente não diria nada. Mas de outros ramos, acredito que valha a pena contratar os serviços de buscas de licitações. Apenas um ponto negativo neste tipo de serviço é o valor cobrado pela utilização da ferramenta, mas pelos meus resultados é um valor que vale a pena investir.

RCC: Alguma sugestão para a RCC

ANDRÉ GOMES: Outro tipo de serviço que preciso (e acho que vocês poderiam oferecer) é uma consultoria jurídica para elaborar impugnações, respostas de impugnações, recursos administrativos, entre outros processos relacionados a licitações. É comum as empresas gastarem um tempo precioso, elaborando esses documentos.

Saiba mais sobre Licitações!

 



2 thoughts on “RCC Possibilita Participação de Pequenas Empresas em Licitações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *