Home > Licitações > Como a RCC Vai Ajudar Você à Ganhar Mais Licitações

Como a RCC Vai Ajudar Você à Ganhar Mais Licitações

Você gostaria de participar de licitações com mais frequência? E como possibilidades reais de ganhar? Já pensou em utilizar um software para otimizar seus resultados? A RCC Licitações pode te ajudar!

As licitações públicas movimentam centenas de bilhões de reais todos os anos. Além do volume, as compras do governo atraem pelas possibilidades. É um mercado amplo, que abre as portas para os mais diversos segmentos. E abre espaço igualmente para grandes, médios e pequenos empreendedores.

Mas não se engane! Quem participa de licitações públicas, conta com ajuda de equipes bem treinadas e ferramentas tecnológicas poderosas.

Se você não está entre eles na hora de contratar um software, também não estará no momento de assinar o contrato.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre como a RCC Licitações pode otimizar suas condições para vencer mais licitações!

Entendendo a licitação

 

O Brasil é formado por 26 estados e 5.570 municípios. Órgãos públicos das esferas federal, estaduais e municipais consomem bens e produtos. E todas as compras devem ser feitas, obrigatoriamente, por um processo de licitação. Então vamos entender melhor o que é uma licitação.

Para cumprir suas obrigações com a sociedade, o poder público precisa adquirir produtos e serviços. Mas, por força da lei, os gestores não podem simplesmente comprar de quem bem entenderem. Eles precisam dar oportunidades iguais para que todos possam concorrer para fecharem o contrato.

E a escolha, antes de tudo, deve privilegiar a proposta mais vantajosa para o órgão público. Seja em questão de qualidade do produto ou serviço adquirido, mas principalmente no preço pago por ele.

Outras questões conduzem os processos licitatórios. Nem todo bem ou serviço que o setor público é igual. Aliás, são muito diferentes. Os órgãos públicos adquirem desde um caminhão, até um pacote de café. Desde medicamentos, até um serviço de engenharia ou consultoria. E pode comprar tanto massa asfáltica, como um sistema de contabilidade. Essa diversidade exige normas claras e regras específicas.

Por isso existem modalidades e tipos de licitações diferentes. Modalidade e tipo não é mesma coisa. E vamos explicar a seguir!

Saiba a diferença entre modalidade e tipo de licitação

 

Modalidades são formas de como a licitação será conduzida. Todas elas estão previstas em lei e são escolhidas conforme o valor final da compra e o tipo de objeto que será licitado. Isso porque uma obra de engenharia, por exemplo, não pode ser adquirida no mesmo prazo e com os mesmos critérios que as verduras para a merenda escolar.

Já o tipo de licitação é diferente e também varia conforme o objeto. Por exemplo, se eu for adquirir seringas para o serviço de saúde, eu devo privilegiar apenas o menor preço. Já que o tamanho e o tipo de produto vai ser especificado no edital.

Mas se for adquirir um serviço de elaboração de projeto, terei que avaliar qual irá atender à administração. Essa análise é feita por uma comissão técnica com conhecimentos da área em questão.

Todos os processos de licitação são embasados pela Lei das Licitações, a 8.666. Até mesmo os que exigem a aplicação de uma lei específica, como no caso de contratação de serviços de publicidade e propaganda. Nesses, a lei é a 12.232. Mas em todos os casos, as regras são as mesmas, priorizando sempre a proposta mais vantajosa para o órgão público.

Simplificando, a lei que deve ser seguida é a mesma. Mas os critérios são diferentes para cada bem adquirido e varia também conforme o valor que vai ser gasto na compra.

Para o mercado, a licitação abre no momento em que é publicado o edital. É nele que estão contidas todas as informações do processo.

É um campo amplo de oportunidades. E bastante concorrido. Nessa época de crise e transformações econômica, ainda mais. É por isso que participar de licitações com chances reais de vencer, exige preparação e estratégias.

Como a RCC Licitações Vai Ajudar Você à Ganhar Mais Licitações

Licitações em época de crise: como participar e vencer

 

Todos sabem que não há crise para o mercado de licitações. Mas se esse mercado não conhece crise, o país vivencia uma. As empresas estão brigando pelas oportunidades. E as compras públicas estão no topo desse negócio. Por isso nunca se viu uma concorrência tão feroz! As organizações estão, literalmente, se preparando para a guerra, com todas as armas disponíveis.

Conhecimento, informação e tecnologia são instrumentos para conquistar o mercado, hoje em dia. É um arsenal que muitos conhecem. E que tem sido cada vez mais utilizado.

O mundo empresarial está por dentro das estratégias para vencer licitações. As empresas que fazem uso delas, conseguem entrar nesse universo tão concorrido. Outras acham que podem vencer sem se preparar. Infelizmente essas não vão muito longe. Isso porque se você está numa disputa acirrada e não usa as mesmas armas do seu concorrente, vai ficar para trás.

checklist-documentos

Como a RCC Licitações pode te ajudar 

 

Se não dá para abrir mão da tecnologia, também não dá para dispensar a experiência. Aí é que entra a RCC Licitações. Com 50 anos em inteligência e tecnologia, a RCC Licitações pode levar realmente sua empresa a vencer neste mercado.

A RCC Licitações é pioneira neste segmento. Há cinco décadas anda à frente do mercado. E oferece soluções estratégias para possibilitar ao seu cliente ir cada vez mais longe.

Nesse período de tantas transformações, tem se tornado a solução ideal para enfatizar a participação das empresas em licitações.

A RCC oferece um software de qualidade que permite identificar, em tempo real, as licitações que estão em andamento. O sistema abrange todo o Brasil.

Por meio dele, as empresas conseguem identificar as oportunidades por ramo de atuação, palavras-chave e dispersão geográfica, por exemplo. Também é possível definir o perfil de compradores e fornecedores, podendo estabelecer estratégias que vão vencer a concorrência.

A RCC é uma empresa séria que realmente conhece e entende o mercado de licitações. E, principalmente, tem compromisso com a qualidade do produto oferecido aos seus clientes.

RCC Licitações

Já deu para perceber que todas as empresas vencedoras de licitação estão bem preparadas? Então, o que você está esperando para levar sua empresa a um outro nível nesse negócio? Confie na experiência e tecnologia da RCC Licitações

Para dar uma grande virada no seu negócio, venha testar o software da RCC Licitações.

 

3 thoughts on “Como a RCC Vai Ajudar Você à Ganhar Mais Licitações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *