Home > Licitações > Procurando por Licitações BB? Leia Isso e se Informe!

Procurando por Licitações BB? Leia Isso e se Informe!

Você tem interesse em licitações BB? Já pensou em fechar contratos com uma instituição financeira de credibilidade em todo o território nacional?

Se você pensou no Banco do Brasil, é exatamente sobre isso que vamos falar. Afinal, o BB é uma instituição financeira que segue os princípios da boa gestão e realiza licitações como qualquer órgão público.

Foi nesse sentido que produzimos este artigo. Para informar sobre os processos de licitações BB, como ocorrem e qual normas seguem.

Continue lendo que você vai saber tudo sobre este assunto!

Tudo o que você precisa saber sobre licitações BB

Todos sabem que a licitação é a forma mais comum de se adquirir bens e serviços no setor público.

Aliás, é a forma permitida por lei, desde 1988, a partir do artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal de 1988. Essa legislação, mais tarde, foi regulamentada pela lei nº 8666 de 21 de junho de 1993, a Lei de Licitações e Contratos.

Em algumas licitações a lei nº 8666/93 é complementada por outras leis, decretos e normas, como o decreto nº 3555/2000 e a Lei nº 10520/2002, por exemplo.

Ficou claro que o poder público deve realizar as compras de bens e serviços para suas repartições, por meio de licitação, não é mesmo? Basicamente isso se aplica à União, aos estados e aos municípios, em todos os âmbitos da Administração Pública.

Mas e quando falamos de outros tipos de organizações que não estão inseridas neste conceito?

Empresas privadas, por exemplo.

Pois saiba que empresas privadas também realizam licitações. A cada dia as organizações têm buscado implementar princípios de boa administração em seus negócios.

E isso significa adquirir bens e serviços por meio de licitação.

E o que dizer do Banco do Brasil, uma empresa de economia mista? No BB, que é uma sociedade anônima com ações divididas entre o governo e investidores privados, também se faz licitação pública para a aquisição de bens e serviços.  

Para isso, o BB utiliza os mesmos critérios da licitação utilizada pelo governo, e segue o mesmo processo e a mesma legislação.

Ou seja, as licitações BB são regidas pelas leis federais nº 8.666/93 e 10.520/02. Essa legislação é complementada pela lei  nº 13.303 de 30 de junho de 2016.

Qual a modalidade das licitações BB

Além da Lei de Licitações e Contratos, as licitações BB são realizadas com base na lei de pregões, a 10.520/02.  Ou seja, é feita através de pregão, mais especificamente o pregão eletrônico.

wood guitar red hammer color piano 801066 pxhere.com  1024x768 - Procurando por Licitações BB? Leia Isso e se Informe!

Todos sabem que o Pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns. Essa modalidade não está prevista na Lei de Licitações e Contratos, tendo sido criada em 2002.

O pregão veio para desburocratizar os procedimentos de licitação já existentes na época. Nela, não há limites para os valores e a disputa é realizada em sessão pública. O menor preço é conhecido a partir de lances dos participantes. Na sequência, para fechar o contrato, as empresas vencedoras devem comprovar sua habilitação.

O pregão se assemelha a um leilão, onde os participantes se manifestam durante a disputa que é feita em sessão pública, dando lances. O formato mais conhecido dessa modalidade é o presencial. Mas existe também, o formato eletrônico, que funciona nos mesmos moldes. E este é o formato utilizado nas licitações BB.

Como ocorrem as licitações BB

O site do Banco do Brasil traz todas as informações sobre as licitações BB. Lá os fornecedores podem encontrar todas as questões relacionadas às licitações na instituição.

O portal traz também o regulamento que estabelece normas gerais sobre licitações realizadas no âmbito do Banco do Brasil S.A. 

O endereço eletrônico licitações-e, permite o credenciamento para participar dos processos licitatórios da empresa.

Nele o fornecedor interessado em fechar contrato com a instituição pode cadastrar sua proposta de preço para o objeto da licitação, utilizando uma chave de acesso ao sistema.

Como no pregão presencial, o certame é conduzido por um pregoeiro. Nas licitações BB este profissional se comunica com os licitantes por meio de mensagens de texto.

Todas as etapas podem ser acompanhadas através da plataforma do programa e constam o credenciamento, a apresentação das propostas e a habilitação.

Esta última fase requer o envio dos documentos por correspondência. Da mesma forma que no pregão presencial, devem ser seguidas a legislação e os critérios estabelecidos no edital.

Essas exigências visam cumprir os princípios da licitação, dando oportunidades de concorrência a todos os fornecedores interessados. Além de permitir que apenas empresas idôneas e organizadas possam prestar serviço para a instituição.

Vantagens da plataforma das licitações BB

As vantagens da plataforma de licitações BB são muitas. Tanto para a instituição, quanto para os fornecedores.

Além de modernizar as licitações no Banco do Brasil, ela reduz custos e prazos. Informações da própria instituição apontam que uma licitação que levaria mais que 120 dias, na plataforma BB pode ser concluída em 20 dias.

A transparência, a desburocratização dos procedimentos e a ampliação das oportunidades de participação também devem ser levadas em conta.

Dados atualizados do portal revelam que mais 100 mil empresas estão cadastradas na plataforma BB.

Sem título 1024x800 - Procurando por Licitações BB? Leia Isso e se Informe!

Não há como negar a oportunidade ímpar aberta a fornecedores e prestadores de serviço de todo o Brasil que podem vir a fechar contratos com uma das instituições financeiras de maior credibilidade do país.

Como participar?

As chances são grandes. Mas você sabe exatamente o que fazer para não ficar de fora?

Você sabe o que as empresas vencedoras têm feito para alcançar excelentes resultados em licitações em todo o país. E como elas têm fechado contratos com instituições como o Banco do Brasil?

Pois saiba que você pode fazer parte deste time.

Talvez você não saiba, mas essas empresas utilizam ferramentas que avisam com antecedência quando será aberta a próxima licitação.

O sistema utilizado por elas oferece inúmeras facilidades, como coletar informações sobre as licitações abertas no país, classificando-as por categorias e também sobre os concorrentes.

A vantagem competitiva delas vem daí.

E para fazer parte, é muito fácil.

E você pode fazer um teste gratuito com a ferramenta que oferece os resultados mais efetivos do mercado.  

Clique aqui e conheça o Software da RCC! Nosso teste é gratuito!

- Procurando por Licitações BB? Leia Isso e se Informe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *