Home > Licitações > Pregão Eletrônico Como Alternativa em Tempos de Quarentena

Pregão Eletrônico Como Alternativa em Tempos de Quarentena

Se você já participa de licitações, sabe do que eu estou falando. Mas se você ainda não participa e está buscando alternativas para evitar maiores prejuízos para o seu negócio, nós te apresentamos uma alternativa: O Pregão Eletrônico.

Nós estamos vivendo uma crise global, que chegou ao Brasil colocando em risco a integridade física e saúde da população.

As medidas de segurança como isolamento social, higiene das mãos e evitar aglomero de pessoas serve para evitar que nosso país acabe sucumbindo ao já popular Covid19, vulgo Coronavirus.

Mas ao mesmo tempo em que preservar a saúde é fundamental, manter a economia girando também é importante.

Ocorre que muitas empresas se veem em uma situação complicada, diante da impossibilidade de manter seu funcionamento normalizado.

Entre algumas possibilidades, nós viemos falar um pouco mais sobre as vendas para órgãos públicos, como alternativa de faturamento para sua empresa.

Mais especificamente, vamos falar sobre o Pregão Eletrônico. Uma modalidade de compra que ocorre 100% online, permitindo acesso remoto e o home office.

O Que é Pregão Eletrônico?

O pregão foi instituído pela Lei 10.520/02, a qual prevê as duas formas de realização: Presencial e eletrônica.

Apesar de serem uma única modalidade, hoje vamos falar mais sobre a forma eletrônica.

Uma das principais características do Pregão Eletrônico é que trata de um procedimento mais rápido.

No pregão, primeiro são analisadas as propostas, e feitos os lances, para depois analisar a habilitação dos licitantes.

Para participar de um Pregão Eletrônico, os licitantes devem se cadastrar em um sistema virtual de compras para determinada licitação e enviar sua proposta dentro de um prazo estabelecido no edital.

Os interessados cadastram a sua proposta inicial via internet, e na data marcada para abertura da sessão, inicia-se a fase de lances totalmente online.

Por permitir o acesso remoto, o Pregão Eletrônico é uma alternativa segura para que sua empresa possa continuar fazendo negócios, mas sem comprometer a saúde de ninguém.

Algumas pessoas ficam preocupadas com a questão de prazos e etc. Mas existem mecanismos que podem ajudar.

Eventuais prazos podem ser negociados, especialmente diante da atual situação de pandemia, possibilitando ao licitante utilizar os argumentos de força maior.

Como Participar de Pregões Eletrônicos?

Para poder participar, você deve estar cadastrado nos sistemas em que serão realizadas as licitações.

Cada órgão determina qual portal irá utilizar. Mas nós podemos te indicar alguns dos portais mais conhecidos, que podem ser muito úteis:

Estes são alguns dos portais, mas existem dezenas de outros. Saiba que no nosso blog você ainda encontra relação de documentos e muitas outras dicas.

Mas o mais importante:

FIQUE ATENTO, POIS NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 23/03/2020 A RCC IRÁ ABRIR SUA FERRAMENTA DE FORMA GRATUITA.

Trata-se de uma forma que a RCC, sempre preocupada com a sociedade, encontrou de proporcionar esperança e auxílio para os empresários nestes tempos difíceis.

Da equipe RCC, para você!

One thought on “Pregão Eletrônico Como Alternativa em Tempos de Quarentena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *