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O que é SICAF: entenda como ele funciona 

Você sabe o que é SICAF? Atualmente, dentro das licitações, não restam dúvidas que a modalidade de licitação mais utilizada é o pregão eletrônico. Ele é muito eficiente e prática, pois permite a ampla participação de empresas de todo país.

Para realização de um pregão eletrônico, são utilizados portais de compras, que funcionam como uma ferramenta para realizar o procedimento licitatório – e alguns órgãos possuem seus próprios portais

 

Compras Governamentais: Comprasnet

 

Sem sombra de dúvidas, o maior portal de compras governamentais é o Comprasnet, do governo federal. Além da própria União, ele também é utilizado por outros órgãos federais, estaduais e municipais. 

Portanto, são centenas de órgãos que utilizam esse portal para firmarem seus contratos com os fornecedores. Mas, para que você possa aproveitar e participar dessas licitações, é necessário realizar um cadastro no portal. 

O sistema de cadastro do Comprasnet é individualizado, ou seja, representa uma etapa necessária antes de participar dos pregões, e o sistema tem um nome que é bem conhecido pela maioria das empresas: SICAF.

 

O que é SICAF?

 

SICAF é uma sigla, que significa Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. O sistema SICAF é um cadastro voltado para as empresas, potenciais fornecedores do governo.

Toda empresa e pessoas físicas que desejam vender para o governo federal, necessariamente, devem saber o que é SICAF e se cadastrar nele. 

 

O que se cadastra no SICAF?

 

Você já sabe o que é SICAF, e é por ele que você, como licitante, vai disponibilizar seus dados e documentos. 

Os documentos que devem ser cadastrados são os mesmos normalmente solicitados para habilitação na licitação.

Assim, todo pregão eletrônico do governo federal, utiliza o sistema do SICAF para credenciamento das empresas.

 

Como se cadastrar no SICAF

 

Como vimos, o SICAF é um sistema online, 100% digital. Por isso, além de o cadastro ser feito totalmente online, pelo próprio fornecedor, ele também é completamente gratuito.

Dessa forma, não é necessário pagar nenhuma taxa para se cadastrar e enviar os documentos.

Para se cadastrar, é só clicar na aba de fornecedor e seguir o passo-a-passo que nós apresentamos neste vídeo.

Você apenas vai precisar de um certificado digital, de pessoa física ou da própria empresa, para dar confiabilidade para o seu cadastro.

 

Certificado Digital

 

Anteriormente, o SICAF apenas aceitava a utilização de certificado digital do representante da empresa para realizar o cadastro. Mas isso foi atualizado! 

Agora, é possível fazer o cadastro do responsável utilizando os dados simples e, depois, utilizar o certificado da empresa para dar continuidade ao seu registro.

Isso simplifica o procedimento e evita maiores despesas para a empresa, que, geralmente, utiliza o certificado de pessoa jurídica para emissão de Notas Fiscais e outros documentos eletrônicos.

 

Como Atualizar o Cadastro no SICAF

 

Atualizar o seu cadastro no SICAF é bastante simples. Você deve entrar na sua conta SICAF, sempre que desejar, e, para atualizar ou substituir algum documento, deve utilizar o certificado digital. Caso contrário, será possível apenas consultar a empresa, mas não realizar nenhuma alteração.

Seu cadastro e acesso são livres, portanto, podem ser alterados sempre que a empresa quiser, não havendo qualquer restrição. 

 

Vantagens de se cadastrar no SICAF

 

Agora que já está claro o é SICAF, vamos falar sobre as vantagens de se cadastrar tanto para os licitantes quanto para o governo contratante. Dentre os principais benefícios, estão:

– Cadastro e atualizações feitas pelo próprio fornecedor (licitante);

– Gratuidade do sistema;

– Redução de custos para o governo federal em ter um portal único;

– Maior possibilidade de participação em licitações;

– Acesso ao maior portal de compras públicas do país;

– Possibilidade de atualização ilimitadas.

Viu como saber o que é SICAF e como usá-lo traz vantagem competitiva para sua empresa?  É importante ter em mente que o cadastro é apenas o primeiro passo. Para garantir que você saia vencedor das licitações, é preciso sempre mais conhecimento!

Após finalizar o seu cadastro no SICAF, habilite um usuário e senha no Comprasnet, e nós te ajudamos neste outro vídeo.

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