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Modelo de Proposta Para Licitação: Como Elaborar?

Ter um modelo de proposta para licitação bem elaborado é essencial para qualquer empresa que quer ter sucesso vendendo para a Administração Pública.

E  para os recém-chegados nesse universo das licitações, ter segurança sobre o modelo de proposta de preço é sempre um grande desafio.

Partindo deste princípio, elaboramos este artigo a fim de ensinar o que não pode faltar e o passo a passo para elaborar uma proposta de preço para licitação.

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

O que não pode faltar numa proposta de licitação

 

 

Engana-se redondamente quem acredita que o menor preço é tudo o que importa para uma proposta de licitação ser aceita. Propostas mal formuladas são recusadas o tempo inteiro.

Por isso, é essencial estar atento às solicitações do edital e apresentar uma proposta coerente.

Não é raro ver empresas submetendo propostas em licitações sem ter lido todo o edital ou oferecendo um serviço não solicitado ou até mesmo deixando de ofertar todo o exigido.

A melhor proposta é aquela que corresponde a todas as exigências do edital, sendo benéfica tanto para a empresa quando para o governo.

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11 passos para elaborar sua proposta de licitação

 

 

Com todo o edital lido, confirmando que a sua empresa pode fornecer todo o produto ou serviço solicitado, é chegada a hora de escrever a sua proposta.

A seguir elaboramos uma lista com o passo a passo, para ser mais específicos: onze,  para te ajudar a não esquecer o essencial na elaboração de uma proposta de preço. Acompanhe.

Passo 1. Qualificações

 

O passo inicial é aproveitar a primeira folha do documento para apresentar as seguintes informações:

    1. – Nome da cidade e estado;
    1. – Data de elaboração da proposta (não precisa ser igual a data da licitação);
    1. – Nome do Portal de Licitação que promove a licitação;
    1. – Setor para o qual será enviada a proposta;
    1. – Modalidade de licitação;
    1. – Referência: inserir o número da licitação;
    1. – Data e hora em que a licitação foi aberta;
    2.  
  1. Introdução com as informações:

     

      1. – Razão Social da Empresa,
      1. – Endereço Completo,
      1. – CNPJ,
      1. – E-mail,
      1. Telefone/fax,
    1. – Nome completo do representante legal, mais cargo/função, RG e CPF.

       

Uma dica: escreva a proposta em papel timbrado da sua empresa.

Passo 2. Descrição do objeto

 

Em seguida, descreva com detalhes o serviço ou produto que você pretende oferecer. Como esse item corresponde ao objeto da licitação, é permitido copiar integralmente o texto contido no Projeto Básico ou Termo de Referência.

Repito, essa é a hora de confirmar se seu negócio realmente tem condições de oferecer o prometido.

Passo 3. Descrição do produto ou serviço

 

É necessário descrever cada serviço que será oferecido tendo como modelo o Projeto Básico ou Termo de Referência, que deve ser inserido aos anexos da proposta.

Essa é a parte do edital onde o solicitante deve descrever com o maior número de detalhes possível o produto ou serviço a ser contratado.

Portanto, ser claro e objetivo, oferecendo informações que tornem o objeto único e determinando os critérios de qualificação, são um dever nesta fase.

Passo 4. Lugar de execução

 

Informe o lugar de execução dos serviços. Por exemplo, no caso de fornecimento de quentinhas para os funcionários de uma obra, informe que os alimentos serão preparados e embalados na sede da sua empresa, se este for o caso.

Essa pode parecer uma coisa simples, mas confie, pode proteger o seu negócio de futuros mal entendidos.

Passo 5. Dados da conta bancária

 

Forneça os dados da conta bancária onde o solicitante poderá fazer os pagamentos enquanto durar o contrato.

Não se esqueça de colocar o nome do banco, agência, conta-corrente e o nome do(a) dono(a) da conta.

Passo 6. Validade da proposta

 

Indique o tempo em que pretende manter a proposta. Fique atento, pois os editais costumam exigir o prazo mínimo de 60 a 90 dias.

Passo 7. Definição de valores

 

Não se esqueça de detalhar o valor mensal e anual dos serviços que serão fornecidos, bem como as condições de pagamento.

É importante ainda fazer a descrição detalhada dos valores por extenso, de acordo com todos os gastos que serão despendidos.

Passo 8. Cláusulas no contrato

 

É preciso observar se o edital consta a minuta do contrato, caso não, é possível impugná-lo.

Isso porque é através do contrato que você saberá seus direitos e obrigações diante da Administração Pública.

De todo modo, ainda que conste a minuta no edital, você precisa ficar atento a algumas cláusulas, para que elas não fujam da legalidade e para que você fique resguardado dos seus direitos.

Algumas cláusulas do contrato precisam ser preenchidas com os artigos da Lei a qual estão subordinadas, como é o caso da cláusula da alteração contratual, do reajuste e da repactuação.

Caso essas cláusulas constem na Minuta do Contrato, basta fazer a transcrição destas, porém, não estando redija-as conforme as orientações a seguir:

    • Quanto a cláusula que se refere a Alteração Contratual, avisar que o contrato concorda com o Art. 65 da lei 8666/93 (essa cláusula é muito importante, nunca deixe de informá-la).
    • Sobre o reajuste, é importante deixar claro que o contrato será reajustado todos os anos de acordo com o Art. 2º e Art. 3º Da Lei 1.192. E essa é uma cláusula opcional.
  • Por fim, na cláusula da repactuação, indique que está em conformidade com o Art. 5º do Decreto 2271/98.

Impugne a minuta contratual do edital se:

    • não houver a minuta do contrato no edital ou em anexo;
    • no contrato não houver cláusula referente a Alteração Contratual;
  • em caso de licitações estaduais, distritais ou municipais que não possuam cláusula de Repactuação.

     

Passo 9. Prazo de duração do contrato

 

Informe o prazo de duração do contrato conforme o edital.

Este prazo costuma ser de doze meses.

Passo 10: Assine e carimbe o documento

 

fim, carimbe o documento com as informações sobre sua empresa, como razão social, nome do representante legal e seu cargo ou função.

É muito importante que o documento seja assinado, e que seja por pessoa competente para o ato, pois corre o risco da proposta ser desclassificada.

Passo 11. Criação de Anexos

 

Caso sua empresa esteja concorrendo a um edital para fornecer um serviço, é recomendado a criação de um anexo informando os detalhes, os prazos e a regularidade dele.

Ainda nos anexos, crie uma lista com todos os materiais e equipamentos que serão utilizados para a execução do serviço ou entrega do produto.

Pronto para ter seu modelo de proposta para licitação?

 

Tendo seguido esses 11 passos, você terá em mãos uma proposta bem-feita e com grandes chances de ser aprovada.

Agora é só procurar as licitações abertas e sair tendo sucesso em todas elas.

Mas espera uma coisa, procurar por licitações manualmente leva muito tempo e é bastante cansativo, não é mesmo?

Mas não precisa ser assim. Você já conhece os softwares de licitação?

Ainda não? Então conte com o software de licitações da RCC, que além de segmentar e entregar as possibilidades de editais às empresas, também auxilia no processo de estudo do mercado, entregando informações dos órgãos licitantes e concorrência.

Agora que você já sabe como construir um modelo de proposta de licitação e a melhor maneira de encontrar as empresas que fazem licitações, que tal experimentar o software da RCC e dar uma alavancada nos seus negócios?

Sobre a RCC

 

A RCC Soluções em Licitações é pioneira em inteligência de Mercado Público e atua há 50 anos na construção de tecnologia e base de dados.

A organização trabalha em prol de garantir que as informações nesses processos sejam transparentes, no intuito de combater ações ilegais.

Essa tecnologia permite saber em tempo real quais são as licitações em andamento em todo o Brasil e como esse Mercado se comporta através do ramo de atuação, palavras-chave, dispersão geográfica, perfil de compradores e fornecedores.

Toda a inteligência derivada dessa enorme base de dados é colocada a serviço dos mais de 1.500 clientes da RCC.

 

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