Home > Licitações Públicas > Como Conseguir Mais Resultados em Licitações Públicas?

Como Conseguir Mais Resultados em Licitações Públicas?

Você é daqueles que acham que participar de licitações públicas e ganhar é uma questão de sorte? Gostaria de participar mas acha tudo isso uma loteria? Não é bem assim, e nós vamos te explicar porque!

Ainda há muita gente que acredita em sorte quando se trata de conseguir fechar contratos com os setores públicos. Isso porque esse tipo de transação é muito lucrativa e atraente.

Mesmo sendo um mercado aberto e cheio de possibilidades, a maioria das pessoas considera entrar nele um grande acaso, onde quem ganha é o mais afortunado.

Mas nós vamos te mostrar que entrar nesse mercado não é sorte, mas preparação. E mais ainda, que com dedicação e investimento qualquer pessoa pode fazer parte desse universo.

Continue lendo esse artigo para saber como conseguir mais resultados em licitações públicas e como ganhar licitações!

Licitações públicas movimentam a economia

Segundo um estudo elaborado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE, 15 a 20% do PIB – Produto Interno Bruto dos países é movimentado pelas compras públicas.

No Brasil esse índice equivale a 20%, movimentando R$ 700 bilhões anualmente. Esses números demonstram a relevância do papel das licitações na economia.

Todas as compras de órgãos públicas devem, necessariamente passar por uma licitação.

Isso vale tanto para bens, como caminhões, cimento, cadeiras e verduras, quanto para serviço, como show musical, consultoria, ou publicidade.

O que muda é o processo realizado em função do tipo do objeto a ser adquirido e do valor que será gasto na compra.

Fazer parte do mundo das licitações públicas é realmente um negócio tentador.

Empresas dos mais diversos segmentos de mer­cado buscam isso diariamente.

E ao contrário do que parece, requer apenas conhecimento e as estratégias certas.

Acredite! Se você for participar de uma licitação, podendo antever as possibilidades e os obstáculos que irá enfrentar, tudo correrá melhor.

Por isso é tão importante conhecer o processo, desde o início.

Além de conhecer também as leis que regem este procedimento.

A partir da publicação do edital, quem for participar do certame já deve estar preparado para oferecer seu produto ou serviço, obedecendo aos requisitos do edital.

Agindo dessa forma, é só aguardar o final da sessão para assinar o contrato.

licitações públicas

Participar de uma licitação requer conhecimento

As pessoas evitam participar de licitações públicas por não entenderem o processo e por acharem que apenas empresas grandes e bem organizadas têm chances neste mercado. Por isso conhecer tudo o que envolve a licitação é o primeiro passo para dominar o assunto e participar com segurança do certame.

O que é licitação?

Para começar, licitação é nada mais que um processo onde os setores públicos vão adquirir os produtos ou serviços que serão utilizados por eles. As pessoas interessadas em firmar contrato com esses órgãos são convidados a participarem de uma sessão.

Lá será observado se as empresas estão aptas a fecharem o contrato e qual delas oferece a proposta mais vantajosa para a administração pública.

Quem pode participar de uma licitação?

Qualquer pessoa pode participar de uma licitação. O que define se com que o contrato será fechado no final é a adequação da empresas às regra do edital.

Em função da legislação, o processo é conduzido justamente para permitir a participação do maior número de licitantes possível.

O que é bastante vantajoso para a administração, porque a concorrência melhora a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de diminuir os preços.

Quais leis regem uma licitação?

Todos os processos de licitação no Brasil são regulados pela Lei 8.666, também conhecida como lei de licitações e contratos.

É ela que estabelece as normas gerais dos procedimentos licitatórios e embasa os editais de compras de todos os poderes, União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

Mas existem outras legislações que norteiam os processos licitatórios, dependendo do seu tipo. É o caso do decreto 5450/05 que regulamenta o pregão eletrônico, para aquisição de bens e serviços comuns e a lei 12232/10 que dispõe sobre a licitação serviços de publicidade e propaganda.

Como Conseguir Mais Resultados em Licitações Públicas?

É fácil conseguir mais resultados em licitações públicas?

Participar de licitações públicas e alcançar grandes resultados não é impossível. No entanto é preciso ter planejamento e definir estratégias para ter êxito nesta tarefa.

Ter conhecimento sobre como elas ocorrem e saber qual legislação rege o processo é fundamental. Mas não é só isso. Quem deseja entrar neste universo tão lucrativo precisa investir em tempo e parcerias que façam esse sonho torna-se realidade.

Vamos listar aqui algumas dicas para você entrar em licitações públicas e alcançar os resultados desejados:

#1 – Prepare-se

Além de adquirir conhecimento geral sobre os processos de licitação, saber tudo a respeito daquele que você irá participar é fundamental. Muitas empresas participam de um processo de licitação sem sequer ler o edital.

É um erro gravíssimo que pode comprometer o sucesso de uma proposta. É bom lembrar que o edital contém exatamente tudo o que será exigido para a futura contratação.

#2 – Não descuide da documentação

Documentação faltosa ou errada é a principal causa de desclassificar uma empresa no credenciamento.

Uma empresa com um proposta satisfatória, pode ser impedida de dar lance em uma licitação somente por não estar com a documentação em dia. Fique atento!

#3 – Regularize sua empresa

Empresas que não possuem regularidade fiscal estão impedidas de participar de licitações públicas.

Por isso, é fundamental estar em dia com a documentação para não ser impedido de concorrer nos certames.

Apresentar certidão de capacidade técnica e econômica é outro item que não deve ser ignorado em nenhuma hipótese. Lembrando que isso vale para empresas de qualquer porte.

#4 – Tenha um software de licitação

O software de licitações tem sido utilizado por praticamente todas as empresas que participam de licitações públicas nos dias de hoje. É uma ferramenta que agrega valor competitivo, trazendo excelentes resultados.

Entre outras facilidades, o sistema coleta informações sobre as licitações abertas no país, classificando-as por categorias. A economia de tempo é apenas um dos benefícios que o sistema oferece, otimizando a tarefa de preparação para a licitação.

Conheça o software de licitação da RCC

A RCC é uma empresa pioneira em inteligência de Mercado Público. Com mais de 50 anos de experiência em tecnologia e base de dados, a RCC conhece bem o segmento de licitações.

O software da RCC gerencia dados e informações sobre os processos licitatórios abertos em todo o país no país, separando-os por tipo de produto. O programa reúne as solicitações e realiza cotações de preços automáticas com os fornecedores cadastrados.

É um sistema interativo e de fácil utilização, que confere economia de tempo aos licitantes nas buscas por editais, para que se dedique às análises das melhores oportunidades.

Para onde você vai agora?

Viu como é fácil participar e vencer licitações públicas? Com planejamento e estratégias certas, sua empresa irá avançar neste mercado. Aliás, acho que agora é hora de você conhecer uma ferramenta que vai ajudá-lo a conseguir mais resultados com licitação de forma definitiva.

 Vá por aqui e faça uma demonstração da ferramenta!

Como conseguir mais resultados em licitações públicas

4 thoughts on “Como Conseguir Mais Resultados em Licitações Públicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *