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Quem participa de licitações públicas certamente já ouviu falar do BEC. Mas muitos ainda não conhecem realmente a Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo.

Se você ainda não conhece, não se preocupe, nós vamos entender como funciona esse portal que traz inúmeras oportunidades para sua empresa.

Mesmo quem nunca ouviu falar do BEC, com certeza sabe que São Paulo é o maior estado, à nível econômico, do país. O mais populoso e que consequentemente movimenta mais contratos públicos.

O governo do estado de São Paulo movimenta milhares de licitações todos os anos, que são excelentes oportunidades de negócio.

Só no ano de 2018, foram mais de 54 mil contratos firmados com empresas, conforme dados do próprio site do BEC.

A Bolsa Eletrônica de Compras é o portal que o governo de SP utiliza para realizar suas licitações.

Mas não é só isso.

Além do Governo de SP, diversos outros órgãos e municípios também utilizam o BEC para fazer suas compras.

Automaticamente este portal se torna uma excelente oportunidade para sua empresa realizar bons negócios.

Mas como este não é um portal tão conhecido, principalmente fora do estado de São Paulo, ainda pode gerar dúvidas quanto à sua utilização.

Pensando nisso nós resolvemos te mostrar as suas vantagens e as facilidades do BEC, para que você também aproveite todas as oportunidades que este portal tem a oferecer.

Licitações no BEC

O BEC é um portal de compras online, conforme o próprio nome indica – Bolsa Eletrônica de Compras.

Assim, as licitações ocorrem 100% de forma digital, dentro da própria plataforma.

Essa formato de licitação online permite que empresas de todo país participem das oportunidades que existem no BEC. Ou seja, mesmo que sua empresa não seja de São Paulo, ela ainda pode participar.  

Entre as licitações, podemos citar em especial o Pregão Eletrônico, que atualmente é a modalidade mais utilizada.

Então como funciona o pregão eletrônico no BEC? Como você pode se cadastrar? Como participar?

Fique tranquilo, nós vamos te responder todas essas dúvidas.

O que é o BEC?

Como explicamos, o BEC é o sistema utilizado pelo Estado de São Paulo para realizar seus pregões eletrônicos e outras licitações.

Além do estado, vários outros órgãos e municípios também utilizam esse sistema. Afinal, ele é muito eficiente e organizado, além de ser simples de navegar.

O acesso ao sistema é feito por meio do site https://www.bec.sp.gov.br/.

Sem qualquer dúvida, é um dos portais de compras que mais movimenta licitações, e dinheiro também.

Mas é importante você saber que para ter acesso aos pregões eletrônicos, você primeiro precisa fazer um cadastro.

Nós vamos então entender um pouquinho mais sobre como se cadastrar como fornecedor na Bolsa Eletrônica de Compras.

Como se Cadastrar no BEC?

O cadastro no BEC é feito através do sistema Caufesp, que está localizado dentro do próprio portal e é integrado à ele.

Caufesp significa Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo, e funciona de forma parecida com o SICAF.

Portanto, para fazer seu cadastro, ao entrar no portal do BEC, você deve clicar no item Caufesp.

Você deve selecionar então o tipo da sua empresa: Nacional, estrangeira ou estrangeira que não funciona no Brasil.

Muito provavelmente sua empresa é nacional.

A próxima página indica orientações para o início do seu cadastro, que devem ser lidas com bastante atenção.

Após ler as informações, selecione a opção de declaração e clique em “ok”.

Para iniciar o cadastro, você deve clicar na opção “cadastrar novo usuário”.

Nessa primeira etapa, você irá cadastrar os dados do responsável pela empresa, que também será responsável por completar o cadastro. Também irá criar um usuário e senha.

Retornando a página do cadastro, agora você deve digitar o usuário e senha recém criados. Uma vez finalizado o cadastro do responsável com a criação de usuário e senha, você deve retornar à página anterior. Mas dessa vez, preencher seu usuário e senha recém criados.

Agora, você irá clicar na opção “novo cadastro” e completar os dados da sua empresa, conforme for requisitado. Também colocar os vencimentos das suas certidões.

Finalizando o Cadastro no BEC

Após completar todas as informações requisitadas, você deverá levar os documentos presencialmente na unidade que selecionar no cadastro.

Você pode levar ou os documentos podem ser entregues por um representante.

O órgão então irá realizar a análise da documentação e conferir com a informações que você indicou no sistema.

Após a aprovação, você já pode utilizar o usuário e senha para acessar as negociações eletrônicas e participar de licitações, ganhando muitos contratos!

Como Ficar Sabendo de Licitações no BEC?

Não perca tempo ou oportunidades. Se você ainda tem dúvidas de como ficar sabendo de todas as licitações para sua área, não se preocupe.

A RCC, por meio do Portal dos Portais faz isso por você. Nossa ferramenta inteligente faz busca de mercado especialmente para sua área de interesse e agrega licitações públicas e privadas dos maiores e melhores portais de compras do Brasil.

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