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Edital de licitação: por que participar no final do ano?

Você gostaria de participar de licitações o ano todo, mas acredita que quanto mais perto do fim de ano, menos oportunidades de edital de licitação podem existir para sua empresa? 

Saiba que não é assim que funciona! As licitações nunca param, nem mesmo no final do ano.

Isso porque licitação pública é o procedimento que os órgãos da administração devem utilizar para comprar produtos e contratar serviços dos quais precisam.

E, naturalmente, eles têm demandas 12 meses no ano, o que significa edital de licitação, também, no último bimestre! 

Para que você seja uma dessas empresas que fecha novos contratos todos os meses, fique atento às dicas que vamos te passar sobre edital de licitação. Acompanhe.

 

Edital de licitação no final do ano: uma oportunidade

 

Como vimos, os órgãos públicos nunca param. O único período que boa parte dos órgãos está de recesso é entre natal e ano novo, mesma época que a maior parte das empresas também tem uma parada.

Mas fora esse período festivo, a administração continua funcionando, ou seja, lançando edital de licitação. 

Não se esqueça de que, geralmente, as licitações realizadas hoje são para atender uma demanda futura.

Assim, um edital de licitação lançado no final do ano, usualmente, é para atender à necessidade do órgão no ano seguinte!

Fique atento a esses detalhes e não perca nenhuma oportunidade de edital de licitação para sua empresa faturar, mesmo no fim do ano.

 

Observe o fluxo do seu segmento

 

Todo mercado é sazonal. Portanto, é importante que você conheça bem o seu produto ou serviço.

Isso permite identificar os períodos do ano que podem ter mais oportunidades para a sua empresa, e quais adaptações são possíveis para sua empresa se destacar em outros momentos.

Por exemplo, no final do ano é a época em que, normalmente, ocorrem as licitações para atender à demanda de material escolar do ano seguinte.

Nos meses a partir de outubro também são quando ocorrem as licitações de kits natalinos e outros presentes distribuídos aos servidores públicos. 

Se você entende seu segmento, poderá identificar oportunidades de edital de licitação variadas. 

 

Planejamento

 

Você deve se planejar, utilizando informação e inteligência de mercado ao seu favor. 

É importante, como vimos, encontrar os momentos em que seu nicho de mercado é mais procurado e se preparar! Mas como saber sobre o fluxo de licitações, épocas de maior destaque, regiões com mais solicitações?

Para isso, você pode contar com ferramentas inteligentes, como a RCC, que fornece informações completas para você se preparar para as licitações durante todo o ano.

Por exemplo, se sua empresa presta serviços de manutenção de aparelhos de ar condicionado, naturalmente, no final do ano é quando mais vão surgir licitações desse segmento. Mas, em determinados estados e regiões, faz calor durante todo ano.

Ao identificar esse mercado, você pode se planejar para atender outras localidades e aumentar sua atuação nos 12 meses do ano.

Ter um planejamento para estar conformidade com a necessidade do mercado de licitações garante resultados muito melhores! 

 

Licitações para o ano seguinte

 

Muitas empresas acreditam que não há nenhum tipo de edital de licitação lançado no final do ano e, por isso, param de se interessar por este mercado. Mas esse é um grave erro!

Como vimos, existem licitações que ocorrem exclusivamente no final do ano e outras que seguem normalmente neste período. Deixar de participar só traz vantagens para os seus concorrentes, que terão menos competitividade.

 

Oportunidades alternativas

 

Além de edital de licitação pública, existem outras oportunidades para sua empresa: as licitações privadas são uma delas.

As oportunidades privadas, também conhecidas como licitações, têm se popularizado cada vez mais. Grandes empresas utilizam essa estratégia para fazer suas aquisições e contratos.

Grandes redes de hotéis, companhias multinacionais e empresas de todos os segmentos preferem utilizar portais para realizar suas contratações.

Esses portais permitem mais competitividade e conectam fornecedores do Brasil todo com aquelas empresas que desejam comprar. Isso facilita o relacionamento e o contato entre empresas.

A RCC, além das licitações públicas, permite acesso às oportunidades privadas, ampliando, assim, o leque de negócios para a sua empresa conquistar. 

 

Ampliar o foco

 

As oportunidades para o seu negócio também não se encerram em edital de licitação privada.

Você pode ficar atento aos vencedores de licitações de segmentos que sejam relacionados ao seu, e oferecer seus produtos e serviços diretamente para as empresas vencedoras do certame.

Isso mesmo: uma alternativa de negócio é fornecer para quem vende para o governo. 

Uma empresa que venceu uma licitação de reforma ou construção civil vai precisar de diversos produtos, materiais e, até mesmo, mão-de-obra.

Utilizando a plataforma da RCC para consultar os vencedores de licitações, você encontra milhares de oportunidades de fornecer indiretamente.

Perceba, então, que este mercado é quase infinito, viabilizando diversos contratos e muito lucro para sua empresa.

 

Utilize inteligência de mercado ao seu favor

 

Diante de tantas possibilidades, o que mais sua empresa vai precisar é de um software que acompanhe o mercado e forneça essas informações importantes para seu negócio.

Nas licitações, e mesmo nas oportunidades além delas, é imprescindível ter conhecimento e acesso ao máximo de dados organizados.

Pode parecer complicado, e sem a ajuda correta realmente é, mas contando com o auxílio da RCC, você poderá desvendar ainda mais esse mercado para ter cada vez mais sucesso!

Tudo o que você precisa deve estar ao alcance de um clique: portanto, não fique de fora e aproveite todas as oportunidades de edital de licitação, mesmo no final do ano. 

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