Home > Licitações > Como encontrar licitações: conheça os principais portais do Brasil

Como encontrar licitações: conheça os principais portais do Brasil

O mercado de licitações é gigantesco, mas como encontrar licitações certas para o seu negócio em meio às milhares de oportunidades?

Se você está começando a participar de licitações públicas, ou ainda não conhece todos os portais de compras ou para que eles servem, nós vamos te ajudar. Acompanhe.

Como funcionam os portais de licitações

Primeiramente, vamos entender para que servem os portais de compras. Como a gente falou no artigo sobre  pregão, esta é uma modalidade de licitação que admite a realização em duas formas: Presencial e Eletrônica.

Para adentrar na questão do como encontrar licitações, vamos focar no Pregão Eletrônico, que é, atualmente, a forma mais utilizada de licitação.

Como o nome sugere, essa modalidade de licitação acontece online, ou seja, em uma plataforma na internet. Portanto, os portais de licitações são sites, nos quais as empresas interessadas se cadastram e, então, podem participar das licitações. 

São nesses sites que o órgão publica os editais, os resultados das contratações e por onde ocorrem os pregões eletrônicos, dispensas eletrônicas e outras contratações.

Eu preciso me cadastrar?

Como vimos, as licitações eletrônicas são a forma mais comum de compras do governo.

Os Pregões Eletrônicos promovem maiores benefícios para a Administração Pública, pois permitem a participação de mais empresas. Além disso, são procedimentos mais amplos e públicos, pois têm acesso facilitado.

Se, por um lado, as licitações presenciais acabam limitando as empresas que podem participar do certame, a forma eletrônica amplia esse leque.

Ainda, é importante lembrar que estamos caminhando cada vez mais para uma migração do físico para o digital. Portanto, já estar preparado para este mercado, sabendo como encontrar licitações é um diferencial para sua empresa.

Cadastrar sua empresa nos portais permite que você tenha acesso a mais oportunidades, amplie seu alcance de atuação e conquiste mais contratos.

Para isso, você precisa fornecer alguns documentos, os mesmos que são normalmente requeridos nas licitações: 

  • Habilitação jurídica;
  • Regularidade fiscal federal;
  • Regularidade fiscal estadual e municipal;
  • Qualificação técnica;
  • Qualificação econômico-financeira.

Como encontrar licitações: conheça os principais portais

Portal de Licitação do Governo Federal

O portal de compras do governo federal, Comprasnet, é o maior de todos. Naturalmente, é o que oferece o maior número de licitações. Isso porque é o que possui o maior número de compradores, de fornecedores cadastrados e o que gira mais dinheiro.  

Compras Governamentais

O portal exige o cadastramento no próprio site, para que você possa participar dos certames. Mas para que a empresa possa participar dos pregões, é essencial primeiro se primeiro precisa se cadastrar no SICAF.

O SICAF funciona como um sistema integrado de cadastro de fornecedores, em que a empresa faz seu cadastro e envia os documentos totalmente online. 

Este cadastro da empresa é o primeiro passo para poder utilizar o Comprasnet.

Fique esperto: muitas empresas cobram valores em torno de R$ 900 para fazer seu cadastro, mas tanto SICAF quanto Comprasnet são totalmente gratuitos. Vale lembrar que o cadastro precisa ser renovado anualmente!

Portal de Licitações do Banco do Brasil

Outro portal muito conhecido é o Licitações-e, que é o portal do Banco do Brasil.

Esse site merece destaque, porque, afinal, são mais de 4 mil agências bancárias necessitando de produtos e serviços.

Além do Branco do Brasil, ele também é utilizado por mais de 1.676 outros órgãos, entre prefeituras, secretarias e outros. Estamos falando de um portal que já movimentou R$ 173 bilhões, por isso, deve estar no seu radar quando o assunto é como encontrar licitações.

 Ao contrário do Comprasnet, o portal Licitações-e cobra pelo uso das empresas, mas o cadastro é rápido e simples. Basta se dirigir à uma agência do Banco do Brasil com a seguinte documentação para solicitar seu acesso.

  • Contrato social e todas as alterações;
  • Cartão de CNPJ da Receita Federal;
  • Documento de identificação de todos os sócios (RG e CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento de cada sócio, caso sejam casados.

Portal de Compras da Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal também possui um sistema próprio para realização de licitações.

As licitações, acompanhamentos e cadastro são feitos diretamente no site da Caixa, que recebe uma demanda de mais de 2200 agências bancárias, além de outras unidades que utilizam esse sistema.

Portal de Compras do Estado de São Paulo

Para quem quer saber como encontrar licitações, outro portal que não pode ficar de fora é o BEC – Bolsa Eletrônica de Compras, do Estado de São Paulo.

É ele que o Estado de São Paulo utiliza para realizar as licitações para suas aquisições de produtos, serviços e mão-de-obra – inclusive para serviços de engenharia.

Apenas em 2019, foram realizados 56.469 contratos com fornecedores por meio da plataforma, e empresas de todo o país podem se cadastrar para participar das licitações.

BBM – Bolsa Brasileira de Mercadorias

Além dos portais convencionais do governo, existem, também, os privados. 

Um dos maiores portais de compras e vendas de produtos do agronegócio brasileiro é a Bolsa Brasileira e Mercadorias.

A BBM é uma sociedade sem fins lucrativos, que dispõe de um portal por meio do qual os produtores rurais compram e vendem seus bens, produtos e serviços.

Além do portal, a BBM também possui unidades espalhadas pelo Brasil e aplicativo mobile, que permite comprar e vender sem qualquer custo.

A BBM disponibiliza informação de mercado, suporte técnico, licitações e leilões da área do agronegócio e inúmeras oportunidades!

Outros Portais de Licitações

Assim como São Paulo tem o BEC, por exemplo, Santa Catarina tem o seu próprio sistema.

Além dos estaduais, existem portais com o Petronect, da Petrobras, entre outros, como a BLL, Compras Públicas, etc. Existem, também, os portais privados como o Ariba, Nimbi, entre outros. 

Como encontrar licitações em um só lugar?  

Agora você já sabe quais são os maiores e mais importantes portais de licitações, mas como ficar sabendo dos editais que são lançados? Para que você possa aproveitar as oportunidades, o primeiro passo é tomar conhecimento sobre elas.

Fazer vários cadastros é um caminho, mas não o mais inteligente e certeiro.

Com a RCC, você tem em mãos todas as oportunidades publicadas em portais públicos e privados de licitação do Brasil, categorizadas por área de interesse, de forma que sua empresa tenha acesso àquelas que mais fazem sentido para o negócio.

Além disso, você ganha em inteligência de mercado, pois tem acesso a relatórios de benchmarking para análise de concorrência.

Ficou interessado? Confira o melhor plano para a sua realidade e comece à busca por como encontrar licitação da melhor maneira possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *