Home > Licitações > Como Aproveitar Mais Oportunidades de Licitação em 2019

Como Aproveitar Mais Oportunidades de Licitação em 2019

O que você espera de 2019? Quais resultados você pretende enfatizar para o seu negócio? Já pensou em melhorar as condições aproveitando as oportunidades de licitação para este ano?

Pois saiba que esta tem sido a meta de muita gente.

Empresários, gestores, prestadores de serviços dos mais diversos segmentos têm buscado entrar no atraente universo das licitações.

E foi pensando nisso que produzimos este artigo. Para te mostrar como é vantajoso fechar contratos com o Governo. E o quanto as possibilidades de sucesso podem ser ampliadas se você souber usar as estratégias certas.

Continue lendo que vamos te explicar melhor!

Por que contratar com o governo é um grande negócio?

hand man suit photography finger giving 1187331 pxhere.com  - Como Aproveitar Mais Oportunidades de Licitação em 2019

Não é segredo para ninguém. Contratar com o governo, em qualquer de seus âmbitos ou poderes, é um grande negócio.

Para começar, contratar com o poder público requer organização e planejamento. Os processos licitatórios são dotados de normas e critérios que admitem apenas empresas que mantêm seus negócios dentro da regularidade.

O que não deixa de ser uma característica importante no mercado. Afinal, quem não prefere manter negócios com empresas organizadas e com credibilidade no meio empresarial?

Por isso, empresas aptas a contratarem com o governo são sempre bem vistas na sociedade.   

Outro aspecto importante é os negócios com o poder público são estáveis e lucrativos. Raramente o governo deixa de quitar um serviço ou quebra um contrato sem justificativa. E o que é melhor… por preços compatíveis com o mercado.

E, por último, qualquer tipo de serviço ou produto tem chances de ser adquirido pelo poder público.  

Isso se deve ao fato de que os bens e serviços utilizados por órgãos da administração pública devem ser adquiridos por meio de licitação.

Essa norma está prevista no art. 37 da Constituição Federal de 1988 e discriminada na Lei nº 8666 de 21 de junho de 1993. Essa última é a conhecida Lei de Licitações e Contratos, considerada a base de todas as licitações públicas no Brasil.

Ou seja, por lei, o governo é obrigado a realizar licitação e seguir alguns princípios que ampliam, e muito, as possibilidades de participação dos fornecedores.

Aliás, esses princípios são muito importantes para determinar a licitude dos certames, oferecendo igualdade de participação a todos os interessados.

Antes de falar das possibilidades de licitação para 2019, vale a pena lembrar quais são esses princípios.

Vamos lembrar dos princípios da licitação

#1. Princípio da Igualdade ou Isonomia

Exige que todos os fornecedores ou prestadores de serviços interessados em participar do processo licitatório tenham tratamento igualitário.

#2. Princípio da Impessoalidade

É proibida qualquer forma de subjetivismo durante a licitação. Sendo assim, todos os critérios de decisão devem ser estabelecidos e detalhados previamente, para evitar possibilidades de interpretação dúbia.

#3. Princípio da Moralidade

Todo o processo de licitação deve, obrigatoriamente, estar em consonância com as regras de moral, ética, bons costumes e legalidade administrativa.

Também devem ser seguidos os princípios da Legalidade, da Vinculação ao Instrumento Convocatório, do Julgamento Objetivo, como também da Celeridade, durante os certames.

E são esses princípios que abrem as portas das licitações públicas para um número infinito de fornecedores. Todos podem participar, o que torna a licitação um processo democrático e amplo.

Grandes oportunidades de licitação

Todos os dias novas licitações são abertas em todo o território nacional. Além dos órgãos ligados ao Governo Federal, com sede em Brasília e espalhados por todo o país, há 26 estados e 5.570 municípios que contratam constantemente para que os seus serviços possam funcionar a contento.

Somente por esses números dá para imaginar o impacto gerado sobre a economia do país com as licitações públicas, além das oportunidades de licitação para fornecedores de bens e serviços de todos os portes e segmentos.

E se te dissermos que as licitações públicas no Brasil movimentam aproximadamente R$ 700 bilhões por ano? Esses dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE revelam as licitações públicas somam 20% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Não dá para ficar de fora, não é mesmo?

Mas você pode me perguntar…

E para 2019? Quais oportunidades de licitação os brasileiros terão? Haverá alguma mudança em função da mudança de governo e das alterações previstas para este ano?

Oportunidades de licitação para 2019

Pois saiba que as expectativas são as melhores para este ano. É o que aponta a Lei Orçamentária Anual (LOA), documento que define como o governo vai arrecadar e gastar os recursos públicos durante o ano.

A Lei 13.808, de 2019, sancionada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 16 de janeiro aponta que governo terá à disposição, em 2019, um Orçamento de R$ 3,38 trilhões.

Originada do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 27/2018, a nova lei projeta para 2019 uma inflação de 4,2% pelo IPCA, crescimento do produto interno bruto (PIB) de 2,5% e taxa básica de juros (Selic) de 8%.

Além do orçamento previsto pela LOA créditos suplementares necessários para o andamento de programas públicos considerados fundamentais, deverão ser votados pelo Congresso este ano. Existe ainda a possibilidade do repasse para compensar os estados exportadores, determinado pela Lei Kandir, que não chegou a ser definido.

Ou seja, infinitas possibilidades de licitação para quem deseja fechar contratos vantajosos com o governo.

Para fazer parte deste universo, é preciso estar bem preparado. Contar com o suporte de uma equipe bem informada e organizada é o primeiro passo para obter bons resultados.

Utilizar um software confiável de licitações é outra estratégia que tem sido colocada em prática pela maioria das empresas que participam de licitações.

Essa ferramenta agrega valor competitivo, economia de tempo e otimiza as atividades de preparação para os certames, trazendo excelentes resultados para quem a utiliza. É um sistema que coleta informações sobre as licitações abertas em todo o país, classificando-as por categorias.

laptop computer mac writing work hand 911155 pxhere.com  - Como Aproveitar Mais Oportunidades de Licitação em 2019

Vai ficar fora dessa?

Faça como as empresas que estão tendo resultados efetivos em licitações!Para conhecer melhor o Software da RCC, clique aqui e faça um teste gratuito da nossa ferramenta!

- Como Aproveitar Mais Oportunidades de Licitação em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *