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Como a RCC oferece consultoria de licitação pública?

Nós vivemos em uma era digital, e as oportunidades estão ao alcance das mãos, assim como o mercado de licitações. Com o Pregão Eletrônico sendo a modalidade de licitação pública mais utilizada, e até obrigatória em muitos casos, essa realidade é cada vez mais visível. 

Portanto, contar com ferramentas inteligentes e modernas, que te auxiliam a ter mais segurança e sucesso, se torna imprescindível.

As licitações estão cada vez mais competitivas e isso requer que a sua empresa busque um diferencial de destaque. 

Contar com o maior e mais completo portal de licitações é o que sua empresa precisa para garantir uma participação justa, assertiva e muito vantajosa no mercado de licitação pública e privada.  

A seguir, confira como a RCC pode proporcionar melhorias e vantagens para sua empresa.

 

1 – Organização do Processo

Uma das etapas mais importantes para toda a empresa que deseja participar de licitações é a organização do processo.

Receber as oportunidades de licitação pública e privada, de forma otimizada e organizada, de acordo com o seu nicho de interesse, e organizar um calendário de processos são algumas das vantagens que a RCC entrega. 

Preparar a documentação e realizar o registro da sua proposta de forma simples e acompanhar com eficiência as licitações em andamento também compõem o que podemos identificar como procedimento interno organizado.

Acontece que fazer todas essas etapas de forma manual, pode se tornar um trabalho lento e ineficiente. 

Compreender que a RCC pode otimizar e facilitar sua organização é fundamental, afinal, tempo é um recurso precioso! 

Nossa ferramenta oferece busca de editais por ramo de atividade, com busca por palavras-chave e até mesmo utilizando a pesquisa negativa, que elimina resultados indesejados.

Disponibilizamos uma agenda especial para vincular os procedimentos de interesse e visualizar de forma clara todos as licitações registradas – além de outras ferramentas de gestão e consultoria para a sua empresa, que veremos a seguir. 

 

2 – Informações de Mercado

Muitas empresas quando participam de licitação pública, tem acesso limitado às informações imprescindíveis para o seu bom desempenho no certame.

É importante conhecer a fundo o potencial cliente (órgão público) e, também, seus concorrentes, para aumentar suas chances de sucesso. 

Assim como no mercado privado, o mercado de licitação pública é seletivo e premeia as empresas que detém mais qualificação e informações.

Portanto, ter acesso a esses dados do mercado é primordial. Mas, como?

Você pode manualmente buscar as oportunidades nas dezenas de portais públicos, portais de transparência, diários oficiais, sites dos órgãos. Mas esse processo, além de frustrante, pode tomar um tempo precioso do seu negócio.

Contar com todos esses dados de forma organizada, e em uma única ferramenta é o que traz praticidade e economia para sua empresa.

Definir estratégias de proposta, mercados a serem explorados, novas oportunidades de negócio: tudo isso é possível utilizando a plataforma da RCC.

 

3 – Conheça os Concorrentes

Tão importante quanto entender o seu potencial cliente, é conhecer quem são seus concorrentes. 

Saber quais licitações um concorrente está vencendo, quais os valores que ele pratica, os mercados que ele alcança. Isso tudo representa dados inestimáveis que permitem à sua empresa traçar estratégias vencedoras.

Você pode, inclusive, buscar quais empresas concorrentes são penalizadas com inidoneidade, o que as impede de participar de licitações, eliminando, assim, um potencial competidor. 

Essas pesquisas permitem que você defina planos de atuação, crescimento e saia na frente neste mercado de licitação pública. 

 

4 – Monitoramento do Pregão Eletrônico

Uma questão que pega muitas empresas de surpresa é o fato de que os pregões eletrônicos costumam ser mais logos do que o previsto.

Isso mesmo: alguns podem se prolongar por vários dias, até semanas – especialmente aqueles que demandam o envio de amostras.

Mas o que isso significa?

A sua empresa é responsável por manter a proposta. Portanto, mesmo que você não fique classificado em primeiro lugar, se o Pregoeiro te convocar, é necessário que você responda.

Além de correr o risco de perder a oportunidade de contratar com o órgão público, a empresa que não mantém a proposta (seja por desistência, seja por não ter observado sua convocação) pode sofrer penalidades, como impedimento de licitar.

Portanto, acompanhar o pregão do início ao fim é fundamental. O grande problema é saber se e quando o Pregoeiro convoca a sua empresa no chat.

Você pode, várias vezes ao dia, entrar em cada processo em andamento. 

Ou então, você pode contar com a tecnologia ao seu favor e utilizar ferramentas de monitoramento do pregão eletrônico.

A RCC notifica sempre que sua empresa for mencionada no pregão, de forma que você não perca nenhuma oportunidade e acabe sendo penalizada.

 

5 – Conhecimento e Conteúdo 

Outro ponto que traz bastante diferencial é o conhecimento. Dominar o entendimento sobre o procedimento de licitação pública acaba sendo muito mais importante do que se imagina.

As licitações são um conjunto de procedimentos formais, regidos por lei, portanto, conhecer as leis e as normas que regem os certames é um diferencial.

Entender como funciona essa dinâmica torna sua participação mais tranquila e segura, além de ser muito mais eficiente.

A RCC dispõe de conteúdos completos que auxiliam sua empresa nessa busca pelo conhecimento: artigos iniciais e aprofundados, e-books, vídeos e aulas, além de uma equipe de especialistas que realiza webinários e lives exclusivas.

Conhecimento é a base para qualquer crescimento sólido e significativo, portanto, determinante para elevar o nível da sua empresa.

 

6 – Preparação dos Documentos

Outro tema que pode gerar dúvidas, e até mesmo acabar custando perdas em licitação pública, são os documentos.

Algumas empresas não sabem por onde começar, outras têm dificuldade na gestão desses documentos, como acompanhar as validades. Por isso, controlar os documentos em um único lugar representa uma grande vantagem estratégica. 

Além de checklists de documentos e do próprio edital, a RCC oferece uma ferramenta integrada na plataforma, que armazena e organiza os documentos de forma categorizada. 

O controle dos prazos e validades pode ser facilitado, com a configuração de notificação. Assim, sempre que um documento estiver próximo do vencimento, você será notificado para que este seja atualizado. 

 

7 – Tenha Acesso ao Maior Número de Licitação Pública

Quanto mais editais você tiver conhecimento, mais as chances de vitória. Não apenas porque isso te permite participar de mais licitações, mas porque os editais trazem informações valiosas de como está se comportando o mercado.

Você pode estar se perguntando como é possível ter conhecimento de editais de outras cidades? De outros estados? E até de outros países?

Existem duas formas para que você encontre os processos de licitação pública:  

– Manual: todos os dias, é preciso entrar em todos os sites de prefeituras, governo estadual, governo federal e dos outros órgãos públicos. Abrir edital por edital e conferir aqueles que são da sua área. 

O problema é que isso tomaria horas. E você, provavelmente, não conseguiria olhar nem metade. Ou seja, uma perda de tempo e dinheiro, além de inúmeras oportunidades.

– Automática: você recebe todos os editais da sua área de interesse no seu e-mail, diariamente.

Acredite, a RCC oferece isso para você. Todos os dias, nós enviamos as oportunidades de negócio para sua empresa.

É só cadastrar as áreas de interesse e, pronto!

Mas não apenas isso, a RCC também oferece informações de mercado. Licitações desertas, resultados de licitações, valores dos concorrentes. Todas essas informações ficam disponíveis para que você tenha sucesso ao participar de licitação pública.

São dezenas de vantagens – e quem usa nossa ferramenta, sai na frente nesse mercado.

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